Essa receita cheia de ingredientes parece complicada à primeira vista, mas é bastante simples. É uma refeição! Basta servi-la com os “matinhos” de sua preferência e seu almoço ou jantar estará completo. É possível simplificar o preparo utilizando ingredientes prontos, como polpa de tomate e caldo de galinha. Mas, para obtermos o peito de frango desfiado é necessário cozinhar ou refogar anteriormente. Por isso, prefiro fazer o caldo em casa e a sobra fica para outras ocasiões.
A farinha de milho, parceira perfeita para o frango, deixa a torta dourada e crocante. Como estamos trabalhando com vários ingredientes, veja que é possível substituí-los por outros e variar o sabor. Por exemplo, alcaparra ao invés de azeitonas, ervilhas tem troca da salsinha ou até substituir o frango por carne moída. Se quiser diminuir as calorias da cobertura, basta usar queijos menos gordurosos como o branco ou cottage (tipo de coalhada suave de queijo).
Fica ao seu critério essa ciranda de ingredientes, mas não deixe de experimentar!
Ingredientes
- 1 peito de frango inteiro desfiado (em ½ xícara de caldo do próprio cozimento)
- 2 tomates maduros picados, sem pele e sementes
- ½ xícara de azeitonas pretas picadas
- ½ xícara de salsinha picada
- Sal e pimenta a gosto
- ½ xícara de farinha de milho Claramil (ou flocos de milho)
- ½ xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de óleo
- 4 ovos
- 1 xícara de caldo de galinha
- 2 colheres de fermento em pó
- 1 copo de requeijão
- 1 caixinha de creme de leite
- 50gr de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Misture o frango, tomates, azeitonas, cheiro verde, sal e pimenta em um bowl. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de 30cm com margarina e farinha de trigo.
Bata no liquidificador nesta ordem: óleo, caldo de galinha, ovos e as farinhas. Depois de bem batidos, adicione o fermento e misture um pouco mais.
Despeje a massa na forma untada. Pegue a mistura reservada (recheio) e coloque por cima. Leve ao forno por 40 minutos ou até assar.
Para a cobertura, bata o creme de leite, requeijão e parmesão no liquidificador. Coloque essa cobertura sobre a massa e volte ao forno por mais 20 minutos para gratinar. Sirva.
Dica: Cozinhe o peito de frango com osso na pressão com 2l de água usando sal, salsão, cebola e alho. Utilize o frango e o caldo na receita. Se for guardar para comer no outro dia, deixe o caldo na carne para não resseca-la.
esse prato pode congelar?
Bom dia, Telma. Obrigada por escrever!
Pode congelar, sim. E esquentar no micro.
Acho que o prato ficaria mais saboroso se fosse congelado sem a cobertura (último passo do gratinado) e finalizado com a cobertura na hora de servir. Mas como nosso tempo é sagrado, vale as duas versões.
Abraços,
Stela
Me pareceu muito saborosa, mas achei pequena considerando tantos ingredientes que leva!!
Adorei a receita! Muito legal mostrar o passo a passo.
Também tenho uma receita para compartilhar: Torta de Limão: https://www.receitadebolo.info/recipe/torta_de_li…
Obrigado pelo comentário e por compartilhar sua receita com a gente. Evelin! 🙂
Como posso untar a forma?
Untamos a forma com manteiga e farinha, Aline. 😉