Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Livro – História do Mundo em 6 Copos

A história da humanidade contada a partir de seis bebidas e, claro, o café é uma delas. Confira nossa dica de livro.

Vinho, cerveja, destilados, chá, Coca-Cola e, claro, nosso tão amado café são os protagonistas do livro “História do Mundo em 6 Copos”, de Tom Standage. Nele, o autor consegue fazer uma análise divertida dos avanços e mudanças da humanidade a partir das seis bebidas citadas acima.

Você imaginaria, por exemplo, que elas tiveram poder para definir o fluxo da história mundial? É isso que o autor explica, dá exemplos e cita fatos. Para quem quiser, ele está disponível para compra aqui por R$ 49,90.

Para atiçar a curiosidade alheia, compartilhamos um trechinho do livro.


“A sede é mais mortal do que a fome. Sem comida, você poderia sobreviver por algumas semanas, mas sem bebida teria sorte se durasse alguns dias. Somente o ato de respirar é mais importante. Há dezenas de milhares de anos, os primeiros homens, que circulavam em pequenos bandos, tinham de ficar perto de rios, correntes e lagos a fim de garantir um suprimento adequado de água fresca, já que não havia um modo prático de armazenar ou carregar a água.

A sua disponibilidade restringiu e determinou o progresso da humanidade. Desde então, as bebidas continuaram a moldar nossa história. Somente nos últimos dez mil anos outras bebidas surgiram para desafiar a primazia da água. Nenhuma delas está disponível na natureza em qualquer quantidade, e todas têm de ser produzidas deliberadamente.

Além de oferecer alternativas mais seguras para suprimentos de água contaminada por doenças em agrupamentos humanos, elas assumiram funções variadas. Muitas têm sido usadas como moeda, em rituais religiosos, como símbolos políticos ou como fonte de inspiração filosófica e artística. Algumas têm servido para ressaltar o poder e o posicionamento da elite ou para subjugar e apaziguar os oprimidos.

As bebidas têm sido usadas para celebrar nascimentos, homenagear mortos e estabelecer e fortalecer relacionamentos sociais; para fechar transações comerciais e tratados; para aguçar os sentidos ou entorpecer a mente; para conter remédios salvadores ou venenos mortais.” (texto retirado da reportagem do jornal A Folha de S.Paulo)

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *