Terras conhecidas e selvagens. Era assim que o território do estado de São Paulo era classificado em 1910. Na época, os índios e mistérios da floresta densa ainda reinavam o imaginário do homem branco. E foi a busca por terras virgens, ótimas para cultivar café, que incentivou o desbravamento do desconhecido. A cafeicultura teve papel importante nesta saga, mas foi o transporte ferroviário que tornou tudo isso possível.
Para a máquina do desenvolvimento, foram necessários muito trabalho. E para narrar esta trajetória, o autor Fábio Cyrino se dedicou ao livro Café, Ferro e Argila. Suas 256 páginas reúnem fotos e documentos históricos que eternizam a história da obra arquitetônica entre fins do século 1900 e início de 2000. A obra resgata um dos períodos fundamentais na formação da história de São Paulo, através da implantação do mais importante complexo ferroviário do país: a San Paulo Railway.
De acordo com o Sindicato do Café de Minas Gerais, foram cinco anos de pesquisa sobre a construção da San Paulo Railway. Historicamente falando, ela foi a mais monumental obra de engenharia realizada na América do Sul há 150 anos. Conhecida como Santos – Jundiaí, a estrada de ferro realizou o sonho de ligar áreas produtivas do interior de São Paulo e a porta de saída do Brasil para o mundo: o porto exportador de Santos.
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Imagem: Site Lojas Americanas
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