Essa receita é ótima para o Natal. Não é muito trabalhosa e é fácil transportar. O “pulo do gato” é não deixar a carne secar! O lombo costuma ser a parte mais seca do porco, e o medo da gordura que assola os cardiologistas já execraram essa deliciosa untuosidade que torna nossa refeição mais saborosa.
Mas não se preocupem, essa é uma época de excessos. Depois podemos compensar no resto do ano. Dá para fazer com uns dois dias de antecedência e guardar na geladeira. Deixe as maçãs separadas e mergulhe a carne no molho.
Na hora de servir, basta esquentar os dois separados, já que a maçã esquenta mais rápido. Coloque em um refratário e sirva. Bom apetite!
Ingredientes
- 1 lombo de porco (aproximadamente 2kg)
- 2 colheres (sopa) de café solúvel
- 5 dentes de alho amassados
- 1 cálice de azeite (quantidade será maior dependendo do tamanho do lombo)
- 4 maçãs com casca cortadas (gala ou Fuji)
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 copo de conhaque
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Misture o alho ao café. Acrescente alecrim. Coloque o azeite. Adicione pimenta e sal. Amasse tudo.
Faça cortes na carne e coloque o tempero.
Use um pincel para envolver o lombo com o tempero. Acrescente o conhaque e deixe na geladeira por 24 horas.
Coloque um fio de azeite e o lombo em uma frigideira.
Frite, primeiramente com a gordura virada para baixo (assim aproveitamos a gordura para assar). Quando selar os dois lados do lombo, retire a peça e reserve o que sobrou na frigideira. Leve ao forno, embrulhado em alumínio nos primeiros 20 minutos, para que a gordura derreta e se incorpore a carne. Enquanto ela assa, abra o alumínio e regue o lombo para que ele não resseque.
Coloque as maçãs, o açúcar mascavo e o resto do conhaque no que sobrou na frigideira. Refogue por alguns minutos até que a maçã fique tenra.
sao receitas maravilhosas
Que bom que gostou Adair!! Volte sempre e experimente nosso cardápio!
Abraços.