Aposto uma dose de sua bebida preferida, ou mesmo um quitute preparado por mim, se algum de vocês já não experimentou uma versão dessa receita. Talvez com outro nome, mas ela sempre é feita com purê de batatas. Seu nome original é Shepherd´s Pie ou Cottage Pie e tornou-se popular na Irlanda e Inglaterra no século XVIII, quando a batata se disseminou pela Europa.
No Reino Unido a discussão persiste até hoje: qual o nome real do propalado prato? Prue Leith, escritora e apresentadora de gastronomia garante que a diferença é: Shepherd’s é feita com carne de ovelha ou carneiro e Cottage com carne de vaca. Faz sentido, o pastor provavelmente ia até seu rebanho e escolhia o quitute da vez.
No entanto, o que tenho visto nos Pub’s é o nome Shepherd’s Pie (feito com carne de vaca, ervilhas, cenouras e cobertura de purê de batatas). Minha mãe sempre preparou a receita com ameixas secas no refogado da carne, minha sogra com azeitonas verdes e chamava o regalo de “Sapo no poço”?!? Seria o sapo as azeitonas verdes? Enfim, recriei a receita do meu jeito, pegando um pouquinho de cá, outro de lá, com meus ingredientes preferidos.
Tive a ideia de repaginar o prato quando almocei num Pub querido em Nova York no mês passado. Contrariando Prue Leith, a receita é feita com “sirloin”, que é um corte aproximado do nosso contra filé de vaca. Se você estiver em Nova York, acabou de sair do MoMa, ou mesmo flanando nos locais eleitos pelos turistas como a Meca de nosso século (Loja da Apple da 5ª avenida, FAO Schwarz, todas as grifes onde brasileiros deslizam cartões de credito como se estivessem patinando na pista de gelo do Rockefeller Center) esta é uma ótima opção. Se quiser um pouco de paz sem sacolas, experimente o Cassidy, meu Pub querido, onde certamente você só ouvirá o sotaque novaiorquino. Também poderá conferir a autêntica irlandesa Shepherd’s Pie.
Fica o desafio: Qual é o nome e qual é a sua receita de Shepherd’s Pie? E não esqueçam de conferir a minha versão!
Ingredientes
- 500 gr de mandioquinha descascada e cozida
- 100 gr de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de café solúvel
- 1 gema de ovo para pincelar o purê
- Sal a gosto
- 500 gr de carne patinho (moída uma só vez)
- 1 cebola picada
- 100 gr de ameixa seca sem caroços cortadas em tiras
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
- 3/4 xícara de purê de tomate
- 1 punhado de tomilho ou a erva de sua preferência.
- 1 colher (sopa) de Molho inglês (opcional)
- Noz moscada a gosto
Modo de Preparo
Refogue a cebola no óleo e adicione a carne.
Coloque o molho de tomate, as ameixas , sal e noz moscada. Por fim, misture o molho inglês e reserve.
Amasse a mandioquinha cozida com um espremedor ou amassador. Não coloque no processador, pois é importante que a mandioquinha fique com consistência mais grossa.
Coloque a manteiga e o café solúvel num bowl de vidro.
Espere a manteiga derreter um pouco e misture bem. Reserve.
Coloque a carne numa forma refratária e cubra com o purê de mandioquinha.
Passe o garfo como indica a foto e pincele com gema a de ovo. Coloque no forno só para dourar a crosta.
Dica: Se preferir fazer o purê na panela, misture bem até a manteiga derreter e está pront
Deixe um comentário