A fruta é uma delícia, mas quando passa do ponto não tem volta! Seu destino é o lixo ou adubo para o jardim. Para evitar que isso aconteça, aprendi uma dica imperdível com o chefe Alex Gomes (do Morro Paulicéia). O segredo é transformar a fruta numa sobremesa refrescante e deliciosa: o Creme de Papaia. “Além de ficar gostosa, esta receita pode te ajudar a adiantar o trabalho em sua cozinha”, explica.
O primeiro passo não desperdiçar o mamão papaia é cortá-lo ao meio e retirar as sementes com a ajuda de uma colher. Com cuidado, retire a polpa da fruta e coloque em um recipiente. É importante evitar partes da casca, pois ela pode conferir um gosto amargo em sua sobremesa.
Depois, com a ajuda de um mixer ou liquidificador, bata a polpa até ficar uma mistura homogênea. “Não acrescente nenhum líquido para ajudar a desmanchar a polpa, pois o papaia fica bem líquido após este processo”, conta Alex.
O próximo passo é passar este creme na peneira. “Para que o resultado seja perfeito, o ideal é desmanchar os possíveis pedaços de mamão que podem ficar”. Com a base pronta, é hora de armazenar. Coloque porções individuais em saquinhos plásticos próprios para alimentos (aproximadamente 250ml) e feche com um nó. Aperte ou torça a parte sem o liquido para tirar o ar. Após dado o nó, sua base de papaia deverá ficar achatada e espalhada dentro do saquinho. Isto facilitará o processo de congelamento e o descongelamento.
Feitas suas porções, congele-as e utilize quando quiser. Quando for preparar sua sobremesa, deixe o saquinho dentro da água por alguns momentos para descongelar por completo. “Se não descongelar por completo, é possível sentir os cristais de gelo, o que não é muito agradável para algumas pessoas”.
Após o total descongelamento, pegue uma porção e bata no liquidificador com duas bolas de sorvete de creme até misturar bem. O resultado é um delicioso creme de papaia. Se quiser, adicione licor de cassis. Fica uma de delícia!
Deixe um comentário