O pão é um companheiro super presente em nossas vidas. É como aquelas pessoas que mais amamos e que nos acompanham desde que nascemos. Esse alimento – que dispensa apresentações – tem sustentado a humanidade há séculos, se reinventando em formas, tamanhos, tipos, sabores e origens.
O brioche, por exemplo, é um representante tão delicado que pode ser um presente inesquecível. Faça com suas próprias mãos e dê a sua mãe, em comemoração ao dia dela, para ver se ela não irá gostar.
O ato de fazê-lo já é um ritual de concentração e uma atitude afetuosa. Esperar o fermento crescer, amassá-lo e vê-lo desenvolver-se, já nos remete ao sentido de ser mãe: acompanhar todos os passos de algo que vai evoluindo e tomando formas próprias e inesperadas.
Testei essa receita para vocês e dei meu toque especial: o arome e o sabor do café. Confira se não pode ser mesmo um presente delicioso.
Ingredientes
- 500 gr de farinha de trigo
- 4 gemas para massa e 1 para pincelar
- 45 gr de fermento biológico em barra
- 80 gr de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de quinoa (opcional)
- 1 copo de café morno 3corações Forte
Modo de Preparo
Esfarele bem o fermento e misture um pouco do café morno. Deixe fermentar por alguns instantes.
Coloque essa mistura em uma batedeira (se tiver a pá específica para pão) ou em um bowl e acrescente a farinha de trigo, o sal e a quinoa.
Acrescente as gemas e a manteiga. Se não for usar batedeira, amasse muito bem com as mãos. Se necessário acrescente mais café. Faça uma bola com a massa e cubra com um pano de prato. Deixe crescer por 40 minutos. Coloque na forma de bolo inglês e pincele com uma gema bem batida. Aqueça o forno a 200 graus e deixe o pão assar por 20 minutos.
Deixe um comentário