O termo francês Potpourri é empregado como coletivo, ou seja, coleção de coisas diversas. Muito usado na música brasileira, faz geralmente um apanhado geral do cantor ou compositor. Outro uso para este termo é para descrever aqueles potinhos com essências e pétalas de flores para perfumar ambientes. Nas primeiras vezes que ele começou a ser praticado no Brasil, muitos convidados se confundiam e comiam as flores do pot-pourri como acompanhamento de drinks. Aperitivo esse que estou receitando a vós, excelentíssimos leitores. Lembrei deste fato curioso e decidi fazer uma versão comestível!
Normalmente só se mistura as nozes torradas, mas esta receita tem um toque extra com as frutas secas. Além de agregar um tempero excitante ao paladar, é de fácil preparo. Recomendo, pois ela vai agradar com seu sabor exótico e inesperado.
Ingredientes
- 3 claras em neve
- 1 colher (sopa) de água
- ½ copo de açúcar
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de tempero D. Clara misto ( ou cominho em pó)
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (chá)de cravo
- 1 colher (chá) de sal
- 450 gr de nozes variadas de sua preferência (nozes, castanhas de caju e do Pará, amêndoas, pistache, etc…)
Modo de Preparo
Misture a clara em neve com a canela, o tempero D.Clara, gengibre, cravo e sal num bowl.
Adicione o açúcar e misture bem.
Adicione as frutas secas e misture novamente. Coloque esta massa em uma forma forrada com papel alumínio (ou manteiga) no forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 20 minutos.
Deixe um comentário