Ele reina lá no fundinho da zona norte de São Paulo (bem na Vila Medeiros para ser mais exata) e dispensa apresentações. O chefe Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, ficou famoso por conseguir agradar gregos e troianos com um cardápio totalmente inspirado no sertão pernambucano. Entre seus pratos de sucesso, aclamados por comensais que podem esperar até três horas na fila, a tapioca de café com doce de leite e chocolate é uma das minhas favoritas.
Não resisti, pedi a receita e cá está ela. O chefe Rodrigo arrumou um tempinho em sua agenda disputada para contar como ele faz esta delícia. Agora é só anotar! Se você quiser simular o ambiente do restaurante Mocotó em sua casa, basta servir esta sobremesa ao som de Luiz Gonzaga… do jeito pernambucano de ser.
Tapioca de Café com Doce de Leite e Chocolate
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
Para a massa
500g de polvilho doce
350ml aproximadamente de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal
Para o recheio
500g de doce de leite
300g de chocolate amargo (60% de cacau ou mais)
Para finalização
8 bolas sorvete de canela
Calda de chocolate
Raspas de chocolate
Modo de Preparo
Para a massa
Hidrate a massa com o café e uma pitada de sal. É importante saber que a quantidade de líquido pode variar de acordo com o polvilho.
Depois disso, peneire a massa e espalhe-a na tapioqueira e espere até que fique firme.
Recheio
Enquanto a tapioca está no fogo médio, espalhe o doce de leite e o chocolate ralado a gosto. Espere alguns instantes para o recheio esquentar e feche a tapioca.
Finalização
Sirva com o sorvete de canela e decore com a calda e as raspas de chocolate.
Dica:
Se a massa ficar borrachuda significa que está muito úmida, então acrescente um pouco de polvilho. Se estiver quebradiça precisa de um pouco mais de liquido, então adicione um pouco mais de café.
você é o cara………Parabéns……..
Parabéns!
q tudoooo vc acertou em cheio,minha preferencia,tapioca e café ,canela então,vc realmente se superou e surpreendeu…..sabores simples facil….e um toque vip,combinação de chefe mesmooo…parabéns…
.
Dá pra fazer com aquelas massas prontas de tapioca???
Oi Rodrigo! O diferencial dessa receita é justamente preparar a massa da tapioca incluindo o café coado entre os ingredientes. Mas é claro que, se você preferir, pode usar a massa pronta e incluir o recheio que indicamos no modo de preparo. 😉
Ao inves do polvilho, pode ser tapioca mesmo (pra misturar com o café)? Ou seria a mesma coisa…? Rs
Oi Fernanda,
A receita do chef Rodrigo leva o polvilho doce. Mas nada impede que você teste uma versão com a massa pronta da tapioca!
Depois volte para nos contar se a troca deu certo. 😉
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias
Muito bom
Gostaria de receber mais receitas para acompanhar café, pois adoro preparar um café delicioso num fim de semana.
Oi Kaddja,
Temos muitas receitas aqui para acompanhar o café, ou que até usam o café como ingrediente. Acompanhe as nossas postagens e confira no link: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/cat/re…
Obrigado,
Equipe Mexido de Ideias
oi eu queria perguntar se fazer a finalização é obrigatoria
Oi Júlia,
Você pode fazer a receita como achar mais fácil e deliciosa.
Obrigado pela visita!
Essa receita e boa mas , onde entra os engrediente da tapioca
Pq a massa e polvilho .e não massa de tapioca
Gostaria de saber da resposta , valeu
Olá Ivanise,
A receita do chef Rodrigo leva o polvilho doce. Mas nada impede que você teste uma versão com a massa pronta da tapioca! Depois volte para nos contar se a troca deu certo.
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias