Tão comuns na culinária tailandesa, o capim limão ou lemongrass nada mais é do que nossa boa e velha erva cidreira, que na minha infância chamávamos de “chá de cerca”. Normalmente plantadas perto das cercas de arame farpado nas propriedades rurais, serviam como um “limitador psicológico” para dividir espaços. As folhas cortantes podiam ferir a pele se passadas no ângulo certo e a dor era como a de se cortar com folhas de papel.
Não me lembro de seu uso senão o de fazer chá para ter um bom sono ou acalmar os nervos quando criança. O caule, sempre presente na cozinha tailandesa, não era usado por essas bandas. Hoje, porém, muitos restaurantes brasileiros adicionaram esse caule nas receitas. Ganhamos todos nós!
No entanto, apesar desse arbusto ser tão difundido em nossas terras é difícil achar o caule para vender. Só encontro no mercado Santa Luzia, na Liberdade e raramente em algumas feiras. Ainda bem que tenho meu “minifúndio” e planto a danada. Se não, corro para casa de meu filho, que adotou o arbusto como planta número 1 de seu jardim. Com esse luxuoso auxílio, sempre posso usá-los nas receitas.
Se você não conseguir encontrá-las, substitua por melissa, que apesar da aparência ser totalmente diferente, tem o mesmo gosto e é da mesma família. Não confunda com a citronela que tem aparência muito semelhante, mas o perfume é menos cítrico. Essa é um repelente fantástico de insetos, mas não é comestível (não que eu saiba).
Gostei muito da parceria do capim limão e café. E o frango, grande parceiro, é boa companhia para qualquer tempero. Experimentem!
Ingredientes
- 4 filés de frango
- 6 pedaços de gengibre
- 4 talos de capim limão cortados (erva cidreira)
- 1 pimenta dedo de moça cortada sem semente
- 10 folhas de hortelã
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 200 ml de leite de coco
- 1 xicara de café de café tradicional
- 1 maço de espinafre
- Folhas de coentro
Modo de Preparo
Num processador coloque o gengibre, o capim limão, a pimenta e a hortelã. Misture até ficar uma pasta.
Coloque a mistura processada em uma frigideira em fogo médio com o óleo. Adicione o frango e refogue por 2 minutos cada lado da carne.
Coloque o leite de coco e o café e deixe cozinhar até o frango ficar tenro (mais ou menos sete minutos).
Por fim, acrescente as folhas de espinafre e tampe a frigideira por 1 minuto. Desligue o fogo. Sirva com arroz e folhas de coentro.
Para dizer que também Cintronelle é comestível e fica maravilhosamente no frango também . Adorei esta receita
Olá Linda, que bom que gostou da receita.
Experimente nossos outros pratos e nos conte o que achou.
Abraços, volte sempre.
Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn鈥檛 appear. Grrrr鈥?well I鈥檓 not writing all that over again. Regardless, just wanted to say superb blog!
hollister kleding http://granox.be/oud/hollisteronline.html